É a arritmia cardíaca na qual a origem do estímulo elétrico está em um dos átrios, em local diverso do nó sinusal, com freqüência atrial maior do que 100 (cem) batimentos por minuto e com duração mínima de 30 segundos. Caso a freqüência fosse até 100 batimentos, tratar-se-ia de Ritmo Atrial Ectópico, conforme acima.
Elas formam um GRUPO de doenças do coração que atuam sobre o Ritmo Cardíaco. Dependendo do tipo de arritmia elas podem levar a doenças no coração e a morte súbita. E devido à sua importância e potencial risco de Morte súbita, as Arritmias Cardíacas merecem uma atenção especial de médicos e pacientes.
Significado de Atrial adjetivo Relativo a uma câmara superior do coração.
Quando há uma onda P negativa precedendo o QRS e o intervalo PR é curto, o estímulo se origina num foco atrial baixo próximo do nó AV. Neste caso o ritmo pode ser denominado atrial baixo ou juncional (Figura 6.5).
(Batimentos ventriculares ectópicos, contrações ventriculares prematuras) O batimento ventricular prematuro (extrassístole ventricular) é um batimento cardíaco adicional provocado por uma ativação elétrica anormal iniciada nos ventrículos (as câmaras inferiores do coração) antes de um batimento normal.
Olá, a ectopia atri é um batimento prematuro do átrio que normalmente em é benigno e assintomático. É mais passível em pessoas com alteração pulmonar ou idosas. Pode aparecer mais com produtos com cafeína (café, chá, medicações para resfriados por exemplo).
As abordagens farmacológicas para interrupção e prevenção da taquicardia atrial incluem fármacos antiarrítmicos das classes Ia, Ic e III. Se essas medidas não invasivas não são eficazes, as alternativas incluem estimulação artificial supressiva e ablação do foco ectópico.
As causas de fibrilação atrial são frequentemente pouco claras. Em alguns casos, as causas de fibrilação atrial são uma anormalidade do coração desde o nascimento ou danos na estrutura do coração por um ataque cardíaco ou um problema da válvula cardíaca.