A dilapidação é uma metáfora do julgamento, da crítica, da maledicência, da reprovação aos que erram. "Atire a primeira pedra" não é apenas uma forma de dissuasão do reprovador, mas é antes uma forma de redirigir seu juízo de reprovação contra si mesmo.
No entanto diante de uma situação de tamanha pressão, Jesus Cristo em sua divina paz e sabedoria, pronuncia a celebre frase: "AQUELE QUE NÃO TIVER PECADO ATIRE A PRIMEIRA PEDRA", o que deixou todos aqueles que condenavam aquela mulher, que havia praticado adultério, sem forças nem tão pouco razão para condena-la.
Oi, "Ter teto de vidro" significa que não podemos julgar as pessoas, ou criticar porque a mesma coisa pode acontecer conosco. ... "Quem não tem teto de vidro, que atire a pedra" é o mesmo que dizer "quem não tem pecados, atire a primeira pedra".
Jesus, porém, abaixando-se, começou a escrever no chão com o dedo. Como eles insistissem na pergunta, levantou-se e disse-lhes: 'Aquele que dentre vós está sem pecado, seja o primeiro que lhe atire uma pedra'.
Pitty Teto de vidro/Artistas
1 – «Quem tem telhados de vidro não atira pedras ao do vizinho.» Como todos temos as nossas fraquezas, não devemos humilhar os outros, porque eles também nos poderão humilhar.
Quem de vós dá ao filho uma pedra, quando ele pede um pão? Ou lhe dá uma cobra, quando ele pede um peixe? Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai que está nos céus dará coisas boas aos que lhe pedirem! Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles.
"Quem dentre vós não tiver pecado, atire a primeira pedra" (Jo 8,7)
O ditado é uma versão moderna daquilo que Jesus Cristo disse àqueles que iam apedrejar uma mulher adúltera, conforme os costumes e a lei vigentes, no tempo em que Jesus estava entre nós: "Aquele que não tiver pecado atire a primeira pedra". Como ninguém estava isento de pecado, todos, imediatamente, retiraram-se.