O exame de Cotte positivo significa que as trompas estão pérvias, ou seja funcionantes.
A prova de cottè negativa indica que não há permeabilidade tubária, ou seja, as trompas estão obstruídas, unilateral ou bilateralmente.
Mesmo com o diagnóstico de trompas obstruídas é possível engravidar, porém é necessária a avaliação médica para definir o melhor procedimento. As possibilidades vão desde cirurgias para desobstrução até tratamentos de Reprodução Assistida, através da Fertilização in vitro.
Prova de Cotté positiva significa que não houve obstrução à passagem do contraste pelas tubas uterinas (trompas de Falópio) durante o exame de histerossalpingografia. Portanto, a prova de Cotté positiva indica que as trompas estão desobstruídas.
Resultados da Histerossalpingografia Muitas vezes, o contraste mostra que as tubas estão abertas, porém as mesmas podem estar dilatadas ou tracionadas para cima, denunciando que pode haver alteração de sua função, embora esteja passando o contraste para a cavidade abdominal.
A prova de Cotté é um procedimento realizado no exame de histerossalpingografia para observar se houve uma dispersão adequada do contraste no útero. Se o resultado da prova de Cotté por negativo, significa que as trompas estão obstruídas por alguma razão, o que pode ser a causa da infertilidade da mulher.
Sintomas de salpingite
Como tratar obstrução nas trompas para engravidar A obstrução nas trompas pode ser tratada com cirurgia para remover a parte danificada ou retirar o tecido que bloqueia a trompa, permitindo assim a passagem do óvulo e a gravidez natural.