Considera-se Patente um documento formal, expedido por uma repartição pública, por meio do qual se conferem e se reconhecem direitos de propriedade e uso exclusivo para uma invenção descrita amplamente.
Este vaso sanitário era uma invenção protegida e registrada legalmente por lá, por isso a expressão inglesa "PATENT" vinha estampada na peça de porcelana, referenciando que o objeto era patenteado, ou seja, era uma referência ao público que aquele objeto tinha privilégio de fabricação e não deveria ser copiado sem ...
Patente é um termo que provém do vocábulo latim patens, que significa, enquanto adjetivo, "manifesto". O conceito é usado para fazer menção àquilo que é visível, perceptível, claro, evidente, acessível ou óbvio.
Ter a patente de um produto significa ter o direito de impedir terceiros de produzir, usar, colocar à venda, vender ou importar, sem o seu consentimento, (i) o produto objeto de patente ou (ii) processo ou produto obtido diretamente por processo patenteado.
O objetivo principal da patente é proteger o novo produto de pessoas que possam colocá-lo no mercado a preços mais baixos do que o aquele que realmente vale. O preço mais baixo é possível porque o plágio é muito mais barato de ser feito, já que não tem custo nenhum com pesquisa e desenvolvimento.
Título de registro, de invenção, de marca de fábrica, de nome de produtos comerciais e/ou industriais. Contribuição atribuída aos novos membros de uma corporação. Etimologia (origem da palavra patente). Do latim patens.
Seguindo o princípio dos vasos comunicantes, a água no encanamento também sobe, para compensar a "inundação" do compartimento principal. Só que, ao fazer isso, a água alcança a curva para baixo da tubulação e acaba sendo escoada em direção ao esgoto, criando um efeito de sifão.
O que pode ser patenteado Objeto de uso prático, ou parte deste. Suscetível de aplicação industrial. Apresente nova forma ou disposição, envolvendo ato inventivo. Resulte em melhoria funcional no seu uso ou em sua fabricação.