O DATASUS (Departamento de Informática do SUS) define como "Outros transtornos ansiosos" aqueles identificados pela "presença da manifestações ansiosas que não são desencadeadas exclusivamente pela exposição a uma situação determinada.
O transtorno misto ansioso e depressivo,é caracterizado no CID (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde) F41.
O que é transtorno de ansiedade não especificado?
F41.9 Transtorno ansioso não especificadoTranstorno caracterizado essencialmente por idéias obsessivas ou por comportamentos compulsivos recorrentes. As idéias obsessivas são pensamentos, representações ou impulsos, que se intrometem na consciência do sujeito de modo repetitivo e estereotipado.
O que é transtorno neurótico?
Na psicologia moderna, é sinônimo de psiconeurose ou distúrbio neurótico e se refere a qualquer transtorno mental que, embora cause tensão, não interfere com o pensamento racional ou com a capacidade funcional da pessoa.
Qual a causa dos transtornos de ansiedade?
As causas dos transtornos de ansiedade não são completamente conhecidas, mas pode haver o envolvimento dos seguintes fatores: Um transtorno de ansiedade pode ser iniciado por estresses causados pelo meio, como o fim de um relacionamento importante ou a exposição a um desastre com risco à vida.
Qual o tratamento adequado dos transtornos ansiosos e depressivos?
O tratamento adequado dos transtornos ansiosos e depressivos se inicia com um diagnóstico realizado de maneira cuidadosa, buscando levar em conta a objetividade e a subjetividade envolvidas neste processo. Elizabeth Roudinesco, em seu livro "Por que a Psicanálise?" coloca essas questões:
Quais são os transtornos caracterizados pela presença da manifestação ansiosa?
Transtornos caracterizados essencialmente pela presença da manifestações ansiosas que não são desencadeadas exclusivamente pela exposição a uma situação determinada.
Quando são definidos os transtornos?
Nelas, os transtornos são definidos a partir de critérios operacionais, baseados na apresentação clínica.