As relações entre os seres vivos podem ser classificadas como: ... 2) Negativas, quando há prejuízo ao menos para um dos organismos envolvidos. Para representar o tipo de relação costuma-se utilizar os sinais "+" e "-" para indicar, respectivamente, se há ganho de benefícios ou prejuízo para os organismos envolvidos.
Relações ecológicas são as interações que acontecem entre os seres vivos, as quais podem ocorrer entre indivíduos de uma mesma espécies (relações intraespecíficas) ou indivíduos de espécies diferentes (relações interespecíficas).
Ainda tem dúvidas sobre Relações Ecológicas? ... Ao representar as relações ecológicas, são utilizados os símbolos de +, – e 0. O símbolo de + indica que um indivíduo recebe vantagens da relação, enquanto o símbolo de – indica que o indivíduo é prejudicado nessa relação, enquanto 0 representa indiferença.
O comensalismo é um tipo de relação ecológica interespecífica, pois ocorre entre indivíduos de espécies diferentes. Nesse tipo de relação ecológica não há prejuízo para nenhuma das espécies envolvidas, lembrando que apenas um dos organismos envolvidos se beneficia.
Indivíduos mantém em cativeiro indivíduos de outra espécie, para obter vantagens. Ex.: formigas e pulgões. Muitas vezes as formigas cuidam da prole dos pulgões para que no futuro, escravizando-os, obtenham açúcar. ...
As relações harmônicas interespecíficas, também conhecida como relações heterotípicas, ocorre entre seres de espécies diferentes. Elas são divididas em: mutualismo, protocooperação, comensalismo e inquilinismo. Os indivíduos nessa relação vivem juntos, de maneira fixa, e todos tem vantagem nessa associação.
Relações Desarmônicas são aquelas que ocorrem entre seres vivos e causam prejuízos a uma das partes envolvidas.
Os liquens são formados por fungos e algas que se associam de modo que os fungos fornecem nutrientes e abrigo para as algas, e estas fornecem matéria orgânica da fotossíntese. Protocooperação (+/+): semelhante à sociedade, porém esse tipo de interação ocorre com indivíduos de espécies diferentes, que cooperam entre si.
Exemplos de Comensalismo A rêmora é um pequeno peixe com ventosas em sua região dorsal usadas para se fixar em tubarões. Assim, a rêmora é transportada e alimenta-se dos restos alimentares deixados pelo tubarão. Após alimentar-se, a rêmora procura outro tubarão para uma nova associação em busca de mais alimentos.
Comensalismo é uma relação ecológica entre organismos de diferentes espécies, na qual um dos organismos é beneficiado e o outro não é prejudicado.