O IP, na versão 4 do IP (IPv4), é um número de 32 bits oficialmente escrito com quatro octetos (bits) representados no formato decimal como, por exemplo, "192.168.1.2". A primeira parte do endereço (192.168.1) identifica uma rede específica na Internet, a segunda parte (. 2) identifica um host dentro dessa rede.
O endereço IP é uma sequência de números composta por 32 bits. Esse valor consiste em um conjunto de quatro sequências de 8 bits. Cada uma é separada por um ponto e recebe o nome de octeto ou simplesmente byte, pois um byte é formado por 8 bits.
IP válido é qualquer IP que tenha sido atribuído a você pelo órgão regulador (no Brasil, a FAPESP). Qualquer outro IP que você use, sem essa atribuição, é inválido, e por isso, não é roteável (ou seja, você não pode ser alcançado a partir da internet). Essas faixas de endereços "10.0.0.0/8", "172.16.0.0/20" (e não 172.
O IP interno é o endereço de um dispositivo conectado em uma rede local doméstica — feita entre seu PC e seu notebook — ou de trabalho — feita entre os computadores e o servidor da empresa, por exemplo. Já o IP externo é o endereço de um dispositivo conectado à rede externa ou rede mundial de computadores, a internet.
Se resumirmos de forma bem objetiva, podemos dizer que o endereço de IP é o que identifica um computador ou periférico dentro de uma rede de conexões. Ele pode ser interno (no caso de uma rede fechada de uma casa ou escritório, por exemplo) ou, então, externo, como o endereço de IP da sua máquina na internet.
Dentro de uma rede TCP/IP, cada micro recebe um endereço IP único que o identifica na rede. Um endereço IP é composto de uma sequência de 32 bits, divididos em 4 grupos de 8 bits cada. Cada grupo de 8 bits recebe o nome de octeto.
Uma sub-rede é uma subdivisão lógica de uma rede IP. ... Por exemplo, 192.168.1.0/24 é o prefixo da rede IPv4 começando no endereço fornecido, possuindo 24 bits aplicados para o prefixo de rede e os restantes 8 bits reservados para endereçamento de hospedeiro.