O vinho é escarnecedor – o vinho bebido imoderadamente faz zombadores ou zombadores de Deus e dos homens: ver Oséias 7: 5 . ... Todo aquele que é enganado por meio disso – nomeadamente vinho ou bebida forte; não é sábio – é tolo ou louco, porque se priva do uso de sua razão.
vPara os que não gostam de vinho…que Deus lhe tire a água. vO vinho, dinheiro e a bravura para sempre não dura. vMulher bonita e vinho bom são os primeiros que te abandonam.
O vinho é escarnecedor e a bebida forte, alvoroçadora; todo aquele que por eles é vencido não é sábio. Bíblia Sagrada Provérbios 20:1.
O vinho está bem presente no Novo Testamento. Assim, na Primeira Carta a Timóteo, é recomendado ao discípulo de São Paulo que beba vinho: "Doravante não bebas só água, mas toma um pouco de vinho."
O sábio Salomão enfoca o trabalho diligente para conseguir seus objetivos.
2) Vejamos a citação do vinho no primeiro milagre de Jesus em Caná da Galileia: "e lhe disse: Todos costumam pôr primeiro o bom vinho e, quando já beberam fartamente, servem o inferior; tu, porém, guardaste o bom vinho até agora", João 2:10. ... Essa palavra é usada geralmente para vinho fermentado.
Mas a Bíblia conta que, após descer da arca, Noé plantou uma videira para celebrar a vida, e desde então, o vinho simboliza a alegria. Para os judeus, a bebida é uma forma de bênção e é consumido em diversas ocasiões. Ele serve como uma espécie de "fio condutor" das comemorações judaicas.
A recomendação é a de que isso seja feito de forma moderada, sempre evitando os excessos — não se embriagando e muito menos usando isso como o objetivo: um bom exemplo disso são aqueles convites que chegam em forma de "vamos sair para beber alguma coisa".
Quem se entrega aos prazeres passará necessidade; quem se apega ao vinho e ao azeite jamais será rico. – Provérbios.