O vapor d'água é a água em estado gasoso. Quando ela se esfria, ou seja, diminui sua temperatura, ela condessa, que quer dizer, retorna ao estado líquido. Um exemplo: ... O vapor d'água vai bater no vidro frio, vai se esfriar (diminuir a temperatura) e condensar (voltar ao estado líquido) como gotas.
A transição de um material do estado gasoso para o líquido é chamada de condensação, uma transformação física exotérmica. Quando um gás ou vapor perde energia, suas partículas passam a se agitar cada vez menos até perder características intrínsecas da fase gasosa e se tornar um líquido.
Quando o ar esfria, e o vapor d'água que ele contém condensa, passa do estado gasoso para o estado líquido. O vapor d'água, misturado ao ar, pode atingir altitudes onde a temperatura é tão baixa, que ele se transforma em cristais de gelo. A partir desse processo, ocorre a formação de nuvens.
Quando o vapor se esfria e condensa chama-se condensação. Também chamada de liquefação, é o processo inverso à vaporização, logo, corresponde à transição do estado gasoso para o estado líquido. Isso ocorre quando é retirada uma quantidade de calor suficiente para que a substância que está na forma de vapor condense-se.
Evaporação e condensação são dois processos nos quais a matéria muda de um estado para outro. A matéria existe em três estados diferentes: sólido, líquido e gasoso. Na evaporação, a matéria líquida vira gasosa. Na condensação, a matéria gasosa fica líquida.
Na medida que recebem mais calor, a água esquenta e a pressão dentro das bolhas se iguala ao ambiente, fazendo com que elas subam para superfície e entrem em ebulição. Mesmo com o contínuo aquecimento da água, durante o processo de ebulição ela não muda de temperatura.
É o ciclo da água em que o vapor da água é resfriado, fica retido na atmosfera e passa para o estado de condensação na forma de gotículas formando nuvens ou nevoeiros. O processo de condensação, portanto, é a mudança do estado gasoso da água para seu estado líquido.
Se a saturação ocorre a temperaturas entre 0 °C e –4 °C, o excesso de vapor d'água condensa-se, formando água super-resfriada, ou seja, água abaixo de 0 °C, mas ainda na fase líquida. Na atmosfera, o gelo não se forma nesse intervalo de temperatura.
O vapor d'água é fundamental à manutenção das mais diversas formas de vida da Terra. Em primeiro lugar, a substância atua diretamente na regulação da temperatura da atmosfera do planeta, atenuando a incidência de raios infravermelhos na superfície.