O termo megafauna se refere a todos os animais de grandes proporções, mais especificamente, descreve os animais terrestres pouco maiores do que um ser humano que, em geral, não são domesticados.
Extinção da megafauna foi causada por conjunto de fatores, diz estudo | Ciência e Saúde | G1. Pesquisa afirma que Era do Gelo sozinha não explica evento. Caça também não seria suficiente para explicar desaparecimento. ... Explicações diferentes foram propostas: desde as mudanças climáticas até o excesso de caça.
Foi durante o Pleistoceno que os ancestrais humanos evoluíram e migraram da África para a Europa. As diversas espécies de hominídeos foram suplantadas pelo vitorioso Homo Sapiens, do qual um seu representante lê agora esta coluna. Esta foi também a época do surgimento da megafauna, de grandes mamíferos pré-históricos.
A mudança climática é uma das teorias para explicar a extinção da megafauna na América do Norte. O tema gera debates calorosos entre arqueólogos, paleontólogos, antropólogos e geólogos por décadas, que tentam determinar qual foi, afinal, a responsabilidade humana.
Existem duas possíveis causas para essa grande extinção da megafauna: Fator climático: se extinguiram devido a grande mudança climática que ocorreu nesse período (fim da Era do Gelo), o que provocou uma grande mudança no ambiente em que esses animais viviam.
A extinção da megafauna do Pleistoceno (período que durou até 10.000 anos atrás) foi um fenômeno generalizado, embora não tenha ocorrido ao mesmo tempo nas diferentes regiões do planeta. ... Os humanos chegaram à Patagônia 13.200 anos atrás, e a megafauna se extinguiu mil anos depois.
Fator climático: se extinguiram devido a grande mudança climática que ocorreu nesse período (fim da Era do Gelo), o que provocou uma grande mudança no ambiente em que esses animais viviam. O clima mudou de seco e gélido com temperaturas muito baixas para um clima muito mais ameno e úmido.
Entretanto, os resultados da análise do DNA e datação por carbono radiativo dos fósseis dos animais, publicados na Science Advances, mostram que a megafauna patagônica só se extinguiu há 12.280 anos. Isso significa que humanos e grandes mamíferos conviveram entre 500 anos e mais de dois milênios.