O NIC 1 ou neoplasia intraepitelial cervical grau 1 é uma lesão provocada pelo HPV, um vírus sexualmente transmissível. Não é um câncer. Entre o aparecimento de uma displasia cervical leve ou NIC 1 e o desenvolvimento de um câncer de colo uterino, o tempo é de mais ou menos 8 a 10 anos.
A NIC 1 ou neoplasia intraepitelial grau 1 é uma lesão de baixo grau no colo uterino provocada pelo HPV. Desta forma, não precisa de confirmação através de exame com captura híbrida.
A duração média da infecção por HPV ou o intervalo médio entre o seu diagnóstico e o da NIC 1 foi de 4,7 anos, ao passo que para a NIC 2 foi de 4,3 anos.
NIC 1 é uma lesão pré neoplásica de baixo grau. Na maioria das vezes é autolimitada, a lesão desaparece sem precisar fazer tratamento específico. A chance de esta lesão vir a se tornar um câncer de colo de útero invasivo é muito baixa.
O NIC 1 ou neoplasia intraepitelial cervical grau 1, é uma lesão de baixo grau provocada no colo uterino pelo HPV. Não é uma lesão grave e tem 80 a 90% de desaparecer sem qualquer tratamento. A orientação é repetir o Papanicolaou em 6 meses sem necessidade inicial de colposcopia ou biópsia.