Os indicadores MTBF e MTTR estão ligados diretamente aos ativos da empresa, sejam máquinas ou equipamentos no setor industrial. Enquanto o MTBF está relacionado a disponibilidade da máquina ou do equipamento, o MTTR indica a eficiência do time de manutenção ao realizar algum tipo de ação corretiva.
O MTTR significa algo relacionado a uma média de tempo para a realização do reparo. E como se faz isso é o que vamos descobrir agora. Ao pé da letra, MTTR significa Mean Time To Repair, sim, é mais uma sigla em inglês para fazer parte da nossa rotina.
Para algo que não pode ser reparado, o termo correto é "Mean Time To Failure" (MTTF). Alguns especialistas definiriam MTBF – para dispositivos reparáveis - como a soma do MTTF mais MTTR. . Em outras palavras, o tempo médio entre falhas é o tempo de uma falha para outra.
– MTTR – É a relação entre o tempo total gasto para repor o ativo em condições operativas x 100 e o número de falhas ocorridas, dentro do período observado. Portanto, pelo que está definido, para o cálculo do MTTF devem ser consideradas as 24 horas que o reparo levou.
O MTBF, que está relacionado ao tempo médio entre falhas de um equipamento, busca apresentar uma média de quanto tempo ocorre entre uma falha e outra na máquina.
O MTBF é a métrica que se refere à média de tempo transcorrido entre uma irregularidade e a próxima que virá a acontecer. Para o seu cálculo devemos aplicar o tempo total do desempenho natural do ativo, sobre o número de erros ocorridos durante esse tempo.
MTTR (Mean Time To Response/ Tempo Médio de Resposta) O MTTR refere-se ao tempo necessário para responder ao incidente. ... Irá variar conforme a companhia/cliente, para um ambiente pode ser alinhado que o MTTD deverá ter no máximo X minutos e o MTTR Y minutos, enquanto em outros ambientes o MTTD pode ser 2X e o MTTR 2Y.
TMPR (Tempo Médio para Reparos) , ou seja, Relação entre o total de horas de intervenção corretiva e o número de falhas identificadas no período observado.