Significado de Mandrágora substantivo feminino Planta da família das solanáceas, adepta das regiões quentes, cujas raízes, tuberosas e bifurcadas, assumem a forma do corpo humano. Acreditava-se antigamente ser ela dotada de numerosas virtudes. Era muito usada pelos feiticeiros.
Mandrágora (Podophyllum peltatum) erva medicinal, também chamada Mandrágora, é uma planta que é nativa do norte da África, bem como da Europa. ... As propriedades medicinais são anti-biliosos, catárticos, eméticos, diaforéticos, colagogos, alterativos, resolutivos, vermífugos.
[ Botânica ] Planta solanácea, de folhas compridas e largas, de sabor e cheiro desagradáveis e cuja raiz, bifurcada, lembra a forma de um corpo humano. (Na Antiguidade e na Idade Média, era empregada em diversas manipulações de feitiçaria.)
A Mandrágora tem vários nomes. Cientificamente esta planta mágica é conhecida como Mandragora officinarum L. É possível encontrar quem a chave de limão-selvagem, semente-amarela, raiz-do-diabo, raiz-de-bruxo, homem-dragão, maçã-de-satã, entre tantos outros nomes.
Seu fruto é semelhante a uma pequena maçã e exala um odor fétido. A raiz tem uma forma humana, ou seja, parece um boneco, e é por essa razão que surgiu a lenda de que ela grita como gente.
Considerada por muitos uma planta mágica, a mandrágora possui aplicações que vão além do aspecto medicinal. "Atualmente, ela ainda é utilizada como um amuleto de sorte, proteção e prosperidade, além de servir para fins afrodisíacos", explica Luciano.
Nome científico: Mandragora officinarum; Família: Solanaceae (batata). O uso da raiz da mandrágora é muito antigo. ... A raiz tem uma forma humana, ou seja, parece um boneco, e é por essa razão que surgiu a lenda de que ela grita como gente.
Uso. Uma mandrágora é uma planta cuja raiz se parece com um humano. Quando madura, seu grito pode ser fatal para qualquer um que o ouça.