Em astronomia, chama-se superlua ou superlua cheia a ocasião na qual a lua cheia ocorre quando a Lua se encontra próxima ao seu perigeu. Sendo a órbita lunar aproximadamente elíptica, quanto mais próximo do perigeu ocorrer o momento da lua cheia, maiores serão seu tamanho e brilho aparentes para um observador da Terra.
Assim como em muitas culturas, os yorubás acreditam que Òṣùpá (a Lua) é uma divindade. Desta forma, muitos rituais e ẹbọ (oferendas) só são realizados nas fases lunares consideradas boas. ... "A Lua exerce grande influência em nossos caminhos. Ela está ligada a fertilidade e ao nascimento.
Lunação, período sinódico da Lua ou mês sinódico é o tempo transcorrido entre duas luas novas consecutivas. Esse período tem a duração de 29 dias, 12 horas, 44 minutos e 2,9 segundos, o que corresponde a 29,530589 dias.
Isso significa que ao longo do mês lunar existem momentos em que a Lua está um pouco mais perto da Terra e em outros, um pouco mais longe", explica Roberto. ... "Chamamos de Superlua, então, quando ocorre a coincidência da Lua Cheia com o seu perigeu.
"Essa história de superlua é meio factoide astronômico. Só com instrumentos, como um telescópio, ou comparando por meio de fotografias, será possível notar alguma diferença", acredita Araújo. A próxima superlua — ou Lua cheia no perigeu — acontece somente em 2 de janeiro de 2022.
A Mutamba, também conhecida por mutamba-preta, cabeça-de-negro, guaxima-macho, periquiteira, chico-magro, envireira ou pau-de-bicho, é uma planta medicinal comum nos países da América Central e do Sul, como Brasil, México ou Argentina, sendo usada popularmente no tratamento de vários problemas de saúde como cólicas ...
29,5 dias As quatro principais fases da Lua (Nova, Quarto Crescente, Cheia e Quarto Minguante) ocorrem nessa ordem durante um mês sinódico ou lunação, cuja duração é de aproximadamente 29,5 dias.