Ao som do mar e à luz do céu profundo, Fulguras, ó Brasil, florão da América, Iluminado ao sol do Novo Mundo!" Explicação: Novamente, o autor destaca que o Brasil está coberto de riquezas naturais e afirma que o país embeleza a América.
Porque era assim que os Europeus chamavam a América, um continente totalmente novo, e assim ganhou o apelido de novo mundo.
E o sol da liberdade, em raios fúlgidos, Brilhou no céu da pátria nesse instante." Explicação: Esse trecho faz referência à Independência do Brasil, em 7 de setembro de 1822. Nessa data, Dom Pedro I teria gritado "Independência ou morte" nas margens do rio Ipiranga, em São Paulo.
A frase onde se canta: "Gigante pela própria natureza" representa claramente toda a grandeza do país Brasil, e toda a grandeza de suas terras, que tornam o país o quinto maior do mundo atualmente.
Novo Mundo é um termo criado pelos europeus para designar o continente americano. A expressão teve seu uso difundido no período do descobrimento do novo continente, a América, pois até então era desconhecido pelos europeus, vindo a ser algo novo em relação aos continentes já conhecidos.
A independência do Brasil foi proclamada no dia 7 de setembro de 1822 por Dom Pedro I às margens do Rio Ipiranga. o Rio Ipiranga é citado no hino nacional pois foi às margens do mesmo que a independência do Brasil foi proclamada.