Hemácias são os glóbulos vermelhos responsáveis pelo transporte de oxigênio. "Normo" significa normal. "Cística" está relacionada com o tamanho e "crômica" com a cor da célula. Portanto, se as hemácias são normocísticas e normocrômicas, elas são estão dentro da normalidade.
Normocrômica: quando os eritrócitos possuem quantidade de hemoglobina normal. Não há classificação como anemia hipercrômica, pois a produção de hemoglobina é regulada de modo que não há exacerbação. As anemias pseudomacrocíticas são as mais comuns e podem ser observadas em processos hemorrágicos ou hemolíticos.
Para uma melhor abordagem diagnóstica, as anemias podem ser classificadas de acordo com o resultado do VCM em microcíticas (VCM < 80 fL), normocíticas (VCM entre 80 e 100 fL) e macrocíticas (VCM > 100 fL) (ver Figs. 50.1, 50.3 e 50.4).
A presença de hemácias ou eritrócitos na urina significa que tem sangue na urina, a presença de sangue na urina é chamada de hematúria. As hemácias podem ser percebidas na urina pela cor avermelhada, quando em altas quantidades, ou pode ser identificada no exame de urina de rotina (EAS).
A policitemia corresponde ao aumento da quantidade de hemácias, também chamadas de glóbulos vermelhos ou eritrócitos, no sangue, ou seja, acima de 5.4 milhões de hemácias por µL de sangue nas mulheres e acima de 5.9 milhões de hemácias por µL de sangue nos homens.
A anemia pode também ser classificada com base no tamanho dos glóbulos vermelhos e na quantidade de hemoglobina em cada célula. Quando as células são pequenas, trata-se de anemia microcítica, quando são de tamanho normal trata-se de anemia normocítica e quando são grandes trata-se de anemia macrocítica.
A anemia normocítica é uma anomalia do número de glóbulos vermelhos presentes no sangue, mas o tamanho desses glóbulos vermelhos é normal.
Megaloblastos são grandes precursores nucleados dos eritrócitos com cromatina não condensada. As causas mais comuns da anemia macrocítica megaloblástica são deficiência ou utilização defeituosa de vitamina B12 ou folato.