Licenciatura plena, também conhecida como magistério, é uma categoria de curso superior que habilita os alunos para lecionar aulas sobre determinada área de formação. Os profissionais formados em cursos dessa categoria podem dar aulas para o ensino fundamental ou médio.
A licenciatura plena é o tipo de curso de graduação oferecido, atualmente, em áreas diversas da educação: ciências da natureza, exatas etc. Há um tipo de licenciatura, cujo tempo de duração é menor que os da licenciatura plena, mas isso não significa que exista essa opção para quem ainda não tem o ensino superior.
Os cursos de licenciatura plena, também conhecidos por magistérios, são destinados a formar professores da Educação Básica e Infantil no Brasil. O grau de licenciatura plena pode ser ofertado por universidades, centros de ensino superior ou instituições não universitárias. Leia mais sobre o Magistério.
Os cursos superiores de tecnologia ou graduações tecnológicas são cursos de graduação plena como quaisquer outros cursos de licenciatura ou bacharelado. Seus diplomas têm validade nacional.
Bacharelado - Esses cursos conferem diploma de bacharel e/ou título específico da carreira (enfermeiro, por exemplo). Eles habilitam o profissional a exercer sua profissão na área que escolheu, ocupando funções relacionadas a essa área no mercado de trabalho.
Quem se formava na licenciatura curta poderia dar aulas apenas para os estudantes do fundamental I e II. A licenciatura plena exige uma carga horária de 180 horas de graduação. ... Sendo assim, os licenciados nesta categoria podem dar aula até no ensino médio.
Uma graduação se trata de uma formação profissional completa que uma pessoa conquista após um determinado período de estudo. Ela é essencial para qualquer um que queira ingressar no mercado de trabalho tendo uma boa bagagem de conhecimento e práticas referentes à área escolhida.
É um Programa especial de formação pedagógica de docentes para as disciplinas do currículo do ensino fundamental, do ensino médio e da educação profissional em nível médio. Destina-se a suprir a falta nas escolas de professores habilitados, em determinadas disciplinas e localidades, em caráter especial.
Refere-se aos cursos que habilitavam professores para o ensino infantil e fundamental (1º grau) de duração menor que as chamadas licenciaturas plenas.