GNU, projeto de software livre (Foto: Divulgação) O termo "GNU" é um acrônimo recursivo para "GNU's Not Unix" (GNU não é Unix) e também o nome do animal que representa o projeto, um grande mamífero de casco do gênero Connochaetes e nativo do continente africano.
O projecto GNU foi lançado em Setembro de 1983 por Richard M. Stallman para criar um sistema operativo completo de Software Livre. O trabalho de desenvolvimento de software iniciou-se em Janeiro seguinte. ... Contrariamente ao Unix, o GNU é Software Livre.
GNU General Public License (Licença Pública Geral), GNU GPL ou simplesmente GPL, é a designação da licença para software livre idealizada por Richard Stallman em 1989, no âmbito do projeto GNU da Free Software Foundation (FSF).
Como você mesmo disse GNU é um acrónimo para GNU is not Unix e o fato do símbolo ser um Gnu é justamente porque existe um mamífero no continente africano com esse mesmo nome e por isso ele foi escolhido como mascote do projeto GNU.
Entre suas atribuições atuais, encarrega-se de aperfeiçoar licenças de software e de documentação, de desenvolver um aparato legal acerca dos direitos autorais dos programas criados sob essas licenças, de catalogar e disponibilizar um serviço com os softwares livres desenvolvidos (o Free Software Directory), e de ...
O Projeto GNU está intimamente ligado ao desenvolvimento do Sistema Linux. Ele foi criado em 1984 por Richard Stallman com o objetivo de recuperar o espírito cooperativo que prevalecia na comunidade de informática em sua origem.
Como falei antes, o Linux é o software todo especial que se comunica com o hardware do seu computador e o GNU é o método que todos nós temos para nos comunicar com o Linux, ou seja, com o Linux Kernel.
de 1983 Richard Stallman fez o Anúncio Inicial do Projeto GNU em setembro de 1983. Uma versão mais longa, chamada de Manifesto GNU, foi publicada em março de 1985.
As licenças da maioria dos softwares são elaboradas para suprimir sua liberdade de compartilhá-los e modificá-los. A Licença Pública Geral do GNU, ao contrário, visa garantir sua liberdade de compartilhar e modificar softwares livres para assegurar que o software seja livre para todos os seus usuários.
O Linux é um sistema operacional cujo código-fonte está disponível sob licença GPL, o que permite a uma pessoa utilizar, estudar, modificar e distribuir o Linux de acordo com os termos dessa licença.