Ter a CNH suspensa significa que o condutor não pode conduzir nenhum veículo por um prazo determinado. ... Os condutores brasileiros têm a permissão de conduzir veículos conquistada no momento em que eles adquirem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), porém, se não respeitarem as leis, podem perdê-la.
Infrações que incluem o recolhimento da CNH É uma penalidade adicional aplicada nas situações em que o motorista não pode continuar dirigindo, seja porque ele não apresenta condições para isso ou porque o veículo oferece algum risco ou irregularidade que não pode ser sanado no local.
O Que Fazer No caso do documento do veículo ser recolhido, você deve ir até o Detran o quanto antes e verificar a possibilidade de regularização da situação. Caso não seja possível, você terá que procurar seu mecânico e deixar o veículo com as especificações originais novamente.
Se ele não entregar o documento e for flagrado dirigindo durante o período de suspensão, ao ser abordado terá o documento recolhido, bem como autuado por dirigir com a CNH suspensa (art. ... 723, a única providência que deve ser adotada pelo agente de trânsito é o recolhimento do documento, se este for físico.
O recolhimento do documento de habilitação (CNH e PPD) é previsto no Código de Trânsito Brasileiro, via de regra, nas infrações de trânsito que preveem, por si só, a penalidade de suspensão do direito de dirigir (como a disputa de corrida, artigo 173, a direção perigosa, artigo 175, ou a condução de motocicleta sem ...
A principal diferença entre a suspensão e a cassação da CNH é a rigidez com que cada uma pune. ... Como já citamos, o período máximo em que o condutor pode ficar com a CNH suspensa é de no máximo 12 meses. A cassação, todavia, ocorre num período de dois anos.
Segundo a regra, portanto, um motorista tem a CNH cassada por embriaguez quando recebe duas multas por dirigir alcoolizado no período de 12 meses. ... Além da multa de dez vezes, como já havíamos dito no início do texto, o condutor tem o direito de dirigir suspenso por 12 meses.
Nestes casos, a CNH e o veículo são apreendidos imediatamente. O documento é levado para o DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito) com um prazo máximo de cinco dias para a inicialização do processo. Após esse período, é preciso comparecer pessoalmente no DETRAN para realizar o pedido de recuperação.