A espinha bífida é uma falha do fechamento da coluna. Caso ela envolva apenas a estrutura óssea (sem envolvimento das meninges, o que chamaríamos de meningocele; ou das meninges e medula, o que chamaríamos de mielomeningocele), ela costuma ser assintomática.
Formas de espinha bífida No disrafismo espinal oculto, no mínimo, ≥ 1 vértebra não se forma normalmente, e medula espinal e meninges podem também ser afetadas. Na espinha bífida cística, a bolsa saliente pode conter meninges (meningocele), medula espinal (mielocele) ou ambos (mielomeningocele).
Causas. As causas da espinha bífida ainda não estão completamente esclarecidas. Sabe-se que essa malformação da medula espinhal ocorre entre a terceira e a quarta semana de gestação, em virtude do não fechamento do tubo neural. O tubo neural é um estágio inicial no desenvolvimento do sistema nervoso central.
Kollias et al. relataram concordância da localização da espinha bífida aberta entre a ultra-sonografia pré-natal e a avaliação pós-natal em 64% dos casos e com discordância de apenas um segmento vertebral em 79%. As alterações motoras e sensitivas variam conforme o nível da lesão e o grau de comprometimento da medula.
3. Não obstante seja a autora portadora de condição congênita conhecida por espinha bífida oculta, não está caracterizada a incapacidade para o trabalho, motivo pelo qual é imprópria a concessão de auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez. 4.
A espinha bífida pode ser identificada ainda na gestação, durante as consultas de pré-natal, através da realização do exame de ultrassonografia fetal e dosagem dos níveis de alfafetoproteína circulantes no sangue da mulher, que nos casos de espinha bífida está alterado.
Usa-se às vezes o termo duplicidade incompleta, mas o correto é bifidez. A grande maioria dos pacientes portadores de duplicidade são assintomáticos. Porém outros são acometidos de quadros importantes de infecção urinária.
A espinha bífida oculta é uma malformação congênita que se desenvolve no bebê no primeiro mês de gravidez que se caracteriza pelo fechamento incompleto da coluna vertebral e não leva ao aparecimento de sinais ou sintomas na maioria dos casos, sendo feito o diagnóstico através de exame de imagens, como a ressonância ...
A meningocele ocorre quando a medula espinhal e o tecido nervoso não se projetam para dentro do saco. Neste caso, a lesão é geralmente coberta pela pele. A lipomielomeningocele é um tipo de espinha bífida em que a medula espinal no saco é coberta por gordura e pele.
Em alguns casos, no entanto, a espinha bífida (uma malformação da coluna vertebral) impede que o tubo neural seja totalmente fechado. O resultado é que a espinha bífida deixa a medula espinhal exposta, podendo resultar na perda de movimentos, hidrocefalia e incontinência.