Estudos demonstraram que escore de cálcio (EC) zero caracteriza baixo risco de eventos cardiovasculares. No entanto, a frequência de portadores de placa aterosclerótica coronária com EC zero é conflitante na literatura especializada.
A calcificação da artéria coronária, medida através de uma varredura coronária não invasiva que usa CT, indica a quantidade de cálcio contido em placas dentro das artérias, pois a doença arterial ocorre quando essas placas se acumulam ao longo do tempo, fazendo com que as artérias se estreitem.
Um novo estudo publicado na Circulation sugere que a metformina reduz o escore de cálcio na artéria coronária em homens diabéticos e protege contra doenças cardiovasculares.
O escore de cálcio coronário é um exame não invasivo realizado por tomografia computadorizada sem contraste que permite a avaliação da presença e extensão de calcificações nas artérias coronárias.
Por um longo tempo, pensava-se que a calcificação arterial pudesse ser o resultado de um simples processo degenerativo. Mas evidências recentes sugerem que mecanismos mais ativos estão envolvidos, possivelmente decorrente de lesão ou inflamação da parede do vaso.
Após multiplicar a pontuação da densidade atribuída ao maior valor de atenuação pela área da calcificação, é possível obter o escore de cálcio de uma área específica....Valores de referência abaixo: