Significa o aumento dos glóbulos vermelhos no sangue, aumento das taxas de Hemácias ou Hematócrito. E essa condição é conhecida por Eritrocitose ou Policitemia. Níveis de eritrócitos altos geralmente não representam muita relevância clínica, ou seja, em poucos casos é sinal de alguma doença.
As hemácias, também chamadas de eritrócitos e glóbulos vermelhos, são células circulares responsáveis pelo transporte de oxigênio pelo nosso corpo. Essas células apresentam a característica de serem anucleadas quando maduras.
Ela acontece devido a uma mutação das células da medula, que afeta principalmente a produção de glóbulos vermelhos (hemácias ou eritrócitos). O aumento da produção de glóbulos vermelhos acarreta o espessamento do sangue, o que pode provocar alterações em seu fluxo e problemas circulatórios.
Significado de Eritropenia substantivo feminino [Medicina] Deficiência no número de eritrócitos; carência de glóbulos vermelhos, célula do sangue rica em hemoglobina, cuja principal função é o transporte de oxigênio; eritrocitopenia.
Eritrócitos baixos no hemograma é um sinal de anemia ou perda de sangue. Quando os valores estão abaixo do normal, significa que os eritrócitos, também conhecidos como glóbulos vermelhos ou hemácias, não estão sendo produzidos em quantidade suficiente ou estão sendo destruídos rapidamente.
A flebotomia é realizada para remover o excesso de glóbulos vermelhos, e algumas pessoas tomam aspirina e, às vezes, outros medicamentos.
Tratamento de eritrocitose Em algumas pessoas, é utilizada flebotomia (procedimento em que certa quantidade de sangue da pessoa é retirada) para reduzir o número de glóbulos vermelhos. É raro ter que recorrer à flebotomia na eritrocitose secundária.
Glóbulos vermelhos baixos Em caso de valores baixos, é possível que a pessoa esteja com uma anemia, associada também a uma redução da hemoglobina. Na maior parte das vezes, a doença pode ser tratada com suplementação do consumo de ferro pelo paciente, mas existem formas mais agressivas de anemia.