expressão Trazer a lume. ... Vir a lume. Ser publicado, realizar-se, levar-se a efeito, ser tornado do conhecimento público; vir à luz. Etimologia (origem da palavra lume).
– metáfora em «lume vivo», como recurso usado para melhor caracterizar o fogo de Santelmo, enfatizando a ideia da invulgaridade e da imprevisibilidade de um fenómeno da natureza incontrolável e, por isso, temível.
Substantivo masculino. 1. Fogo (1): "Apanhou umas folhas de laranjeira, foi à cozinha, fez lume e, enchendo uma caneca d'água, pô-la ao fogo" (Coelho Neto, Treva, p.
Significado de parra brava: Folha venenosa; videira venenosa; erva citada na bíblia.
Substantivo masculino. 1. Fogo (1): "Apanhou umas folhas de laranjeira, foi à cozinha, fez lume e, enchendo uma caneca d'água, pô-la ao fogo" (Coelho Neto, Treva, p.
1 redundância, repetição, tautologia, perissologia. Exagero de palavras para expressar algo: 2 perífrase, circunlóquio, rodeio, circunlocução, verborragia, logorreia.
Colocíntida ou colicíntida é o nome de um fruto venenoso nascido numa trepadeira que na cidade de Gilgal, em Israel, crescia em parra brava. ... Pela vinha de Sodoma (Deuteronômio 32:32) e pelo veneno (Deut.
Significado de Colocíntida substantivo feminino [Botânica] Planta da família das cucurbitáceas, com frutos semelhantes à melancia, de polpa amarga e purgativa.
É uma redundância, a repetição de palavras apenas para reforçar a ideia expressa. Por exemplo: "descer para baixo", "subir para cima", "sair para fora".
Pleonasmo é uma figura de linguagem usada para intensificar o significado de um termo através da repetição da própria palavra ou da ideia contida nela. A palavra pleonasmo tem origem no latim pleonasmus e significa redundância.