"Deitado eternamente em berço esplêndido" Esse trecho é uma metáfora usada para mostrar que o Brasil está eternamente muito bem localizado — entre o mar e a Cordilheira dos Andes — e coberto por riquezas naturais esplêndidas (que significam: admiráveis, únicas).
Berço esplêndido é uma expressão conhecida dos brasileiros por estar presente na letra do Hino Nacional do país, é uma forma poética de se referir à localização do Brasil, ao local aonde o país nasceu e onde ele está estabelecido.
Plácidas: sinônimo de calmas, serenas, tranquilas. Brado: grito, clamor, berro. Retumbante: ressonante, que causa entrondo, provoca eco. Fúlgidos: luminosos, que brilham.
esplêndido
E o sol da liberdade, em raios fúlgidos, Brilhou no céu da pátria nesse instante." Explicação: Esse trecho faz referência à Independência do Brasil, em 7 de setembro de 1822. Nessa data, Dom Pedro I teria gritado "Independência ou morte" nas margens do rio Ipiranga, em São Paulo.
Brado retumbante significa grito estrondoso. ... De um povo heroico o brado retumbante, E o sol da Liberdade, em raios fúlgidos, Brilhou no céu da Pátria nesse instante".
Plácidas é um adjetivo que denota serenidade, sossego, paz. É sinônimo de calmas, serenas ou tranquilas. O termo é originário do latim "placidus" (plácido) cujo significado é "agradável", "suave".