Coronariopatias são doenças provocadas por lesões das artérias coronárias, que determinam isquemia do miocárdio. A necessidade em oxigénio das células do músculo cardíaco é maior que o aporte sanguíneo.
A sua pergunta trata-se de doença arterial coronariana (DAC) com lesões importante, que estão obstruindo a passagem de sangue para o músculo cardíaco, o que eleva o risco de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM). Multivascular significa que a doença acomete vários segmentos das artérias coronárias.
A doença coronaria multiarterial grave é um comprometimento com obstrução ou lesão grave dterias coronarianas diminuindo de maneira importante o fluxo de sangiue e oxigenio ao musculo cardiaco, por ser multiarterial o termo se refere ao comprometimeno de duas ou tres artérias com diferentes graus de obstrução, se trata ...
As células do coração recebem sangue arterial das artérias coronárias, que são as primeiras ramificações da aorta, contornando o coração como uma coroa (daí a sua denominação). Estas artérias voltam para o coração, dividindo-se em vasos cada vez menores que penetram fundo no músculo do coração.
As artérias coronárias podem ser obstruídas por placas de gordura que vão se depositando em seu interior. Esse processo é denominado aterosclerose. Denomina-se isquemia miocárdica a má irrigação do músculo cardíaco decorrente de obstrução da circulação coronária.
A maioria dos especialistas considera, na prática, que em pacientes em que há dominância esquerda (ou seja, a circunflexa é a artéria dominante e não a coronária direita), o acometimento da descendente anterior (Da) e da circunflexa (Cx) já pode classificar o paciente como triarterial.
O entupimento da veia ocorre quando as artérias e veias são bloqueadas por um acúmulo de: gordura; colesterol; cálcio e outras substâncias no sangue.
Aqui estão alguns alimentos que bebidas que são conhecidos por manterem suas artérias livres de entupimento:
A circulação coronária, um sistema de artérias e veias, fornece sangue oxigenado ao músculo cardíaco (miocárdio) e permite o retorno do sangue pobre em oxigênio para o átrio direito.