A cardiomegalia, popularmente conhecida como coração grande, não é uma doença, mas é um sinal de alguma outra doença do coração como insuficiência cardíaca, doença das artérias coronárias, problemas nas válvulas do coração ou arritmia, por exemplo.
Durante muitos anos, o treinamento resistido era contraindicado para os cardiopatas. Temia-se que houvesse aumento do coração ou que os praticantes desenvolvessem hipertensão arterial. Hoje, é sabido que os exercícios com pesos não eram indicados devido à ausência de estudos científicos.
O coração grande, chamado tecnicamente de cardiomegalia, tem diversas causas, como por exemplo: Hipertensão, Doença arterial coronariana (DAC), Valvopatia (Doença das valvas cardíacas), Miocardite (inflamação do coração), Doença de Chagas (transmitida pelo "bicho barbeiro"), entre outras causas menos frequentes.
O coração grande, também conhecido como cardiomegalia, é uma doença grave e de difícil tratamento que atinge principalmente os idosos, mas também pode acontecer em adultos jovens ou em crianças com problemas cardíacos.
Após passar por exames mais rigorosos e sob o aval do cardiologista, o indivíduo pode sim praticar uma atividade leve, bem como deve manter uma alimentação balanceada.
O mito de que a atividade física é contraindicada a pessoas com problemas no coração não se fundamenta em evidências científicas. Estima-se que no Brasil existam mais de 14 milhões de cardiopatas, pessoas que convivem com doenças cardíacas.