Sem nem pensar duas vezes, ao ouvir falar em cachorros, a raposa deu uma desculpa esfarrapada e foi embora correndo. Moral: Contra esperteza, esperteza e meia, ou seja, para combater quem gosta de dar uma de espertinho, só sendo mais esperto.
Moral da História Contra esperteza, esperteza e meia.
Um velho galo matreiro, percebendo a aproximação da raposa, empoleirou-se numa árvore. A raposa, desapontada, murmurou consigo: "Deixe estar, seu malandro, que já te curo!..." E em voz alta: ― Amigo, venho contar uma grande novidade: acabou-se a guerra entre os animais.
5- A raposa resolveu desistir da confraternização dos animais, pois: ( ) Lembrou que tinha um compromisso. ( ) Ela tem medo de cachorro. ( ) Ela ficou com raiva do galo.
FÁBULA: O GALO QUE LOGROU A RAPOSA - MONTEIRO LOBATO - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO. Um velho galo matreiro, percebendo a aproximação da raposa, empoleirou-se numa árvore. A raposa, desapontada, murmurou consigo: "deixe estar, seu malandro, que já te curo! …".
9- Quando o galo se empoleirou na arvore, a raposa ficou: A( ) zangada BO) decepcionada. CO) indiferente D() contente. 11- Ao dizer "Que beleza vai ficar o mundo, limpo de guerras, crueldades e traições!" - o galo se refere às: A) desavenças ocorridas entre os homens. B brigas entre ele e a raposa.
Contra esperteza, esperteza e meia. LOBATO José Bento Monteiro, O galo que logrou a raposa. ... Quando o galo disse à raposa para esperar pelos cães para a confraternização, ele demonstrou. a) confiança.
O galo, que sabia que não dava para acreditar em nada do que a raposa dizia, fingiu que estava vendo uma coisa lá longe. Curiosa, a raposa quis saber o que ele estava olhando cm ar tão preocupado. - Bem - disse o galo - , acho que estou vendo uma matilha de cães ali adiante.
b) Qual recurso a raposa usou para tentar fazer o galo descer da árvore: ( ) Oferecendo milho ao galo.
Restabelecer ou recuperar a saúde; pôr fim a uma doença.