A trovoada caracteriza-se pela coexistência de duas ou várias massas de ar de diferentes temperaturas, o que provoca uma instabilidade no ambiente que pode incluir trovões, relâmpagos, chuvas, granizos e outros fenómenos meteorológicos.
Observou-se que as trovoadas foram encontradas em todo o ano, exceto em setembro, sendo mais frequentes nos meses em que predominam as temperaturas mais altas (dezembro a abril). Ressalta-se que nesse período, a maior média de atividade de trovoadas foi encontrada em março com 2,8 dias de trovoadas a cada ano.
As trovoadas estão associadas a nuvens de desenvolvimento vertical, em regra cumulonimbus ou altocumulus castellanus, e ocorrem cerca de 20 milhões por ano em todo o mundo. - Diâmetro típico de uma trovoada: 15 a 25Km; - Extensão vertical: 10 a 15Km; - Duração: 1 a 2 horas.
A trovoada é uma descarga de eletricidade produzida por uma tempestade. Durante o desenvolvimento da tempestade, muitas partículas pequenas de gelo dentro das nuvens da tempestade se chocam. Essas colisões criam uma carga positiva na parte superior da nuvem e uma carga negativa na parte inferior.
Em termos meteorológicos, uma tempestade isolada indica que a chance de qualquer local receber uma tempestade é inferior a 30%, e elas são associadas com o ar quente e úmido do verão.
Condições de pancadas de chuva ocasionais e isoladas, com maior frequência na madrugada e noite. Chuva mais consistente a partir de domingo à noite. As temperaturas mínimas ficarão entre 17/19°C e as máximas entre 25/28°C.
O mês de outubro deve ter chuva dentro da média para mês no Sul do Brasil. ... Em relação às temperaturas, a maior parte do Brasil deve ter temperaturas dentro da média, ou seja, alguns dias quentes (normal para o mês) e alguns dias amenos por conta de avanço de frente fria e excesso de nebulosidade.