|| Chapéu de pelo fino, preto. F. lat.
SubstantivoEditarSingularPluralMasculinocastor cas.torcastores cas.to.resFeminino––Comum aos dois géneros/gêneros––
Os castores vivem em rios, riachos e lagos, mas também passam algum tempo em terra. ... Com suas fortes mandíbulas e seus potentes dentes incisivos, os castores são capazes de cortar árvores novas. Eles trabalham em grupos para erguer as barragens e, em pares, constroem suas casas, chamadas de tocas, com galhos e lama.
No verão, os castores alimentam-se de grande diversidade de matérias vegetais, preferindo raízes de nenúfares, beterrabas, alguns frutos como pêras, maçãs e sementes como castanhas e bolotas.
Podem viver de 10 a 17 anos em cativeiro, mas em vida livre raramente ultrapassam os 8 anos de idade.
Encontrado só na América do Norte, na Europa e na Ásia, o castor é um grande roedor anfíbio, que chega a medir mais de 80 centímetros. Ele tem hábitos noturnos e usa os grandes dentes incisivos para cortar a madeira com que recobre sua toca.
O castóreo é gerado por duas glândulas situadas entre os órgãos genitais e o ânus dos castores. O aroma a baunilha resulta da dieta à base de folhas e cascas de árvore. Tem sido usado na perfumaria e na farmacologia, como estimulante e antiespasmódico. É ainda usado como um aditivo alimentar.