Berço esplêndido é uma expressão conhecida dos brasileiros por estar presente na letra do Hino Nacional do país, é uma forma poética de se referir à localização do Brasil, ao local aonde o país nasceu e onde ele está estabelecido.
Portanto, "deitado eternamente em berço esplêndido" significa que o Brasil está eternamente repousado neste local deslumbrante chamado América do Sul, enquanto que "ao som do mar e à luz do céu profundo" indica que ele será para sempre banhado pelo Oceano Atlântico e sempre estará sob a imensidão do céu.
OUVIRAM DO IPIRANGA AS MARGENS PLÁCIDAS DE UM POVO HERÓICO O BRADO RETUMBANTE, E O SOL DA LIBERDADE, EM RAIOS FÚLGIDOS,, BRILHOU NO CÉU DA PÁTRIA NESSE INSTANTE. SE O PENHOR DESSA IGUALDADE CONSEGUIMOS CONQUISTAR COM BRAÇO FORTE, EM TEU SEIO, Ó LIBERDADE, DESAFIA O NOSSO PEITO A PRÓPRIA MORTE!
1831 Hino Nacional Brasileiro/Composta
Hino Nacional BrasileiroHino Nacional do BrasilLetraJoaquim Osório Duque-Estrada, 19ComposiçãoFrancisco Manuel da Silva, 1831Adotado1890 no Brasil República 1909 (letra) 1922 (oficializado)