Em algumas regiões do Nordeste, a palavra basculho pode significar lixo, algo sujo, restos; o que não se aproveita de alguma coisa ou aquilo que se joga fora por não ter mais utilidade.
Lixo resultante da limpeza de fornos, tectos ou paredes. 3. [Pejorativo] Pessoa que se ocupa em trabalhos muito ordinários. ... [Pejorativo] Pessoa muito suja.
Segundo a professora de redação Fernanda Bérgamo, que participa do Projeto Educação da Globo e é colunista da CBN Recife, a expressão é um regionalismo antigo, pouco conhecido pelos jovens. "Basculho é resto, aquilo que todo mundo despreza. Fica abaixo do lixo, porque do lixo você aproveita muita coisa.
Mas afinal, o que é basculho? De acordo com o dicionário Priberam, o termo significa: Pessoa que se ocupa em trabalhos muito ordinários.
Basculho é uma expressão muito utilizada no nordeste. Em Recife, sobretudo, a palavra se refere ao que deve ser jogado fora. Geralmente, as pessoas chamam de basculho quem não merece atenção. A gíria é muito comum em discussões.
Basca é o feminino de basco. O mesmo que: biscainha, cantábrica, vasconça.
1. Manchado; sujo. 2. [Figurado] Desacreditado; injuriado.
O País Basco (em basco: Euskal Herria; lit.: "terra do euskara") é a região histórico-cultural em que residem os bascos, localizada no extremo norte da Espanha e no extremo sudoeste da França, cortada pela cadeia montanhosa dos Pirenéus e banhada pelo Golfo da Biscaia.
O grupo étnico basco, originário do sudoeste de França e noroeste de Espanha, também é conhecido por Euskal Herria. ... Em 1515, grande parte de Navarra foi anexada à Coroa de Castela e tornou-se parte do que mais tarde viria a ser Espanha.
camada aveludada (de pelos) que aparece em alguns vegetais, revestindo folhas, frutos, etc.