Um animal hermafrodita é aquele que apresenta ambos os órgãos de reprodução feminino e masculino. Um exemplo são as tênias, planarias causadoras da verminose Teníase, que possuem ambos os órgãos em cada proglótide (segmento do corpo), realizando auto fecundação.
As planárias são animais com simetria bilateral. Assim, possuem uma região anterior, uma posterior, uma dorsal e uma ventral. Apresentam o corpo alongado e achatado, com aspecto de uma fita. ... A boca e a faringe localizam-se na região mediana ventral do corpo.
Medindo cerca de 1,5 cm de comprimento, esses platelmintos podem ser encontrados em córregos, lagos e lugares úmidos. Locomovem-se com ajuda de cílios e alimentam-se de moluscos, de outros vermes e de cadáveres de animais maiores, entre outros exemplos.
Características das planárias A boca da planária serve tanto para ingerir os alimentos como para eliminar as fezes, já que o ânus está ausente. Geralmente a boca está localizada na superfície ventral do corpo.
Os ocelos detectam a intensidade e direção da luz, mas não são capazes de formar imagens. Algumas medusas, estrelas-do-mar e planárias têm os olhos mais simples, que possuem pigmento distribuído aleatoriamente e que não possuem estruturas adicionais, como córnea e cristalino.
A reprodução das planárias pode ocorrer por meio da fissão. Nesse caso, o animal sofre constrição do seu corpo, separando a cabeça da cauda, dando origem a dois indivíduos. Esses animais também apresentam incrível capacidade de regeneração.
A reprodução das planárias pode se dar de maneira assexuada através de fissão transversal ou sexuadamente pela reprodução cruzada. A reprodução assexuada por fissão transversal ocorre de maneira simples e frequente.
É incompleto, pois não possui ânus. Ele é composto de boca, faringe e intestino com três troncos bastante ramificados, o que facilita a distribuição do alimento digerido. O que não é utilizado na digestão é eliminado pela boca.
A planária vive em agua doce. Ela é um animal de vida livre que se alimenta de outros vermes, de pequenos invertebrados e de cadáveres de animais maiores.
Platelmintos são conhecidos como vermes de corpo achatado, devido a sua estrutura corporal ser achatada dorsoventralmente. São animais triblásticos, acelomados e com simetria bilateral. O sistema digestório é incompleto e ausente em algumas espécies.