1. Tornar ou ficar nulo ou sem efeito. 3. Eliminar.
adjetivo Que foi alvo ou sofreu anulação; que se tornou nulo ou foi anulado: congresso anulado.
O mesmo que dizer que cancelaria, que frustraria os planos de alguém.
Revogar é cancelar uma decisão tomada anteriormente. É voltar atrás, é fazer com que algo deixe de vigorar. Revogar é um verbo transitivo direto, com origem do latim revocare, que é o ato ou efeito de tornar nulo ou sem efeito. Ex.: revogar um contrato, revogar uma licitação, etc.
substantivo feminino Invalidação; ação de tornar nulo, sem valor legal: anulação do casamento. Extinção; cessação dos efeitos de alguma coisa: anulação de um medicamento.
Exemplo: em uma questão para marcar "certo ou errado", no gabarito preliminar a resposta era "errado", mas após o recurso foi alterado para "certo". Assim, todos que marcaram "certo" ganharão mais um ponto, mesmo aqueles que não recorreram. Ao mesmo tempo, aqueles que marcaram "errado" perderão o ponto.
Nesse caso, pode acontecer de você encontrar questões erradas, mal formuladas, com erros de grafia e concordância que causam confusão ou, até mesmo, tratam de assuntos não previstos no edital. Se for por não ter previsão daquela matéria no edital, toda a questão pode ser anulada.
1 invalidar, cancelar, nulificar, revogar, suprimir, rescindir, cassar, abolir, ab-rogar, desfazer, derrogar, terminar, distratar, infirmar, inutilizar, abortar, melar, suster, desativar, trancar, neutralizar, zerar, estornar, romper, cindir, inabilitar, incapacitar, britar.
A questão de quando as normas deixam de valer, de pertencer ao ordenamento jurídico, tem uma relevância especial na dogmática... Assim, afirma-se que "revogar significa retirar a validade por meio de outra norma". ... A norma revogada sai do sistema, interrompendo o curso da sua vigência.