Significado de Simbólico Demonstrado ou expresso por meio de símbolos, por oposição à linguagem formal; metafórico, alegórico: linguagem simbólica. Cujo funcionamento se dá por meio de símbolos.
A imagem simbólica, ou seja, aquela que não depende diretamente da senso percepção, parece ser refratária a qualquer objetividade explicativa categórica ou universal e, simultaneamente, permeável aos mais distintos métodos de interpretação.
1 figurado, metafórico, alegórico, representativo, figurativo, emblemático, alusivo, típico.
"Aquilo que por sua forma ou natureza evoca, representa ou substitui, num determinado contexto, algo abstrato ou ausente" (Aurélio).
Os elementos simbólicos são aqueles que são herdados de geração para geração e que dão significado para a vida das pessoas. Exemplos: a representação de gatos na cultura egípcia. Havia uma grande representação deles porque para esta cultura, eram considerados animais sagrados.
A brincadeira simbólica leva à construção pela criança de um mundo ilusório, de situações imaginárias onde objetos são usados como substitutos de outros, conforme a criança os emprega com gestos e falas adequadas.
A função simbólica consiste na capacidade que a criança adquire de diferenciar significantes e significados. Por meio de suas manifestações, a criança torna-se capaz de representar um significado (objeto, acontecimento) através de um significante diferenciado e apropriado para essa representação (Piaget, 1975).
O valor simbólico de um produto é determinado pelos significados sociais e culturais a ele associados, os quais permitem aos consumidores expressarem a identidade individual e social por meio da compra e uso do produto.
Apesar de haver diferentes definições do termo, o caráter simbólico da cultura está quase sempre presente: ou seja, os diversos aspectos da vida humana – suas ações, conhecimentos, crenças ou costumes – estão sempre ligados por símbolos. ... Em outras palavras, não existem ações humanas em um vácuo cultural.
Diz-se daquilo que tem o valor do que representa ou do ato em si; 4. Que é umbrátil, metafórico ou alegórico.