Significado de Algia substantivo feminino Designação de dor; a própria dor num órgão ou região corporal, geralmente sem lesão visível. [Gramática] Como radical, aparece em vocábulos compostos, como: nevralgia, cefalalgia, proctalgia, cistalgia.
A dor é considerada generalizada quando as pessoas sentem dor do lado direito e esquerdo do corpo, acima e abaixo da cintura, e na parte superior da coluna, parede torácica ou meio da coluna ou região lombar.
Algia está entre os termos técnicos mais utilizados na Medicina, o que inclui a Enfermagem. Diz respeito à sensação de dor acima de níveis considerados normais, mas sem uma lesão aparente.
Dor crônica é aquela que persiste ou recorre por > de 3 meses, persiste por > de 1 mês após a resolução de uma lesão tecidual aguda ou acompanha uma lesão que não se cura. As causas incluem doenças crônicas (p. ex., câncer, artrite, diabetes), lesões (p.
A endometriose é a causa mais prevalente de algia pélvica crônica em populações com baixos índices de doenças sexualmente transmissíveis (DST). Trata-se de uma condição na qual o tecido endometrial – seja estroma, glândula ou ambos – desenvolve-se fora do útero.
Exprime a noção de velocidade (ex.: taquicardia).
A dor é sentida "nos ossos" ou "na carne" ou ao redor das articulações. Existe uma maior sensibilidade ao toque, sendo que muitos pacientes não toleram ser "agarrados" ou mesmo abraçados. Não há inchaço das articulações na FM, pois não há inflamação nas articulações.
-Algesia: sensibilidade à dor. -Algia: dor de origem subjetiva, sem lesão anatômica ou orgânica apreciável. -Àlgico: relativo a dor, doloroso. -Analgesia: perda da sensibilidade para a dor, conservando a sensibilidade tátil.
A dor crônica é aquela que persiste por mais de 3 meses, apesar de haver controvérsias, pois algumas fontes afirmam que esse tipo de dor só é considerado quando persiste por mais de 6 meses ou quando é causada por doenças que não têm cura.