O acúmulo excessivo de gases nas alças intestinais promove distensão, também chamada de meteorismo. Quando esses gases são responsáveis por desconforto e/ou dor abdominal e excessiva eliminação pelo ânus, temos um quadro de flatulência. Os gases se acumulam no estômago e são eliminados através da eructação (arroto).
Segunda e terceira porção do intestino delgado, respectivamente, jejuno e íleo somam juntos cerca de 6 metros de comprimento. Tirapelli explica que o jejuno é a parte central do intestino delgado e o íleo, a porção final que se comunica com o intestino grosso.
A obstrução intestinal acontece quando as fezes não conseguem passar pelo intestino devido à uma interferência no seu trajeto, como pela presença de bridas intestinais, tumores ou uma inflamação, por exemplo.
substantivo feminino O que serve para erguer ou segurar alguma coisa; asa, argola, puxadeira, aselha: a alça de um cesto.
Quanto a absorção, carboidratos e proteínas são absorvidos no duodeno e no jejuno, respectivamente. O jejuno também absorve a maior parte das gorduras. As funções do íleo envolvem absorção de vitamina B12, sais biliares e toda a digestão dos produtos que não foram absorvidos no duodeno e no jejuno.
A função primária do íleo é absorver os nutrientes do quimo, ou comida digerida.
A endometriose intestinal é uma doença na qual o endométrio, que é o tecido que reveste a parte interna do útero, cresce no intestino dificultando seu bom funcionamento e causando sintomas como a alteração dos hábitos intestinais e dor abdominal intensa, especialmente durante a menstruação.