Os principais constituintes químicos elementares dos seres vivos são aqueles da sigla "CHONPS": C de Carbono, H de Hidrogênio, O de Oxigênio, N de Nitrogênio, P de Fósforo e S de Enxofre.
Estima-se que 98% dos elementos químicos que compõem os seres vivos são de carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, fósforo e enxofre.
No corpo humano, os átomos mais abundantes, que constituem a maioria das moléculas biológicas (proteínas, carboidratos, lipídeos e ácidos nucleicos), são o carbono, o oxigênio, o nitrogênio, o hidrogênio e o fósforo.
De acordo com o tipo de ligação (sigma – σ e pi – π) e com o tipo de hibridizaçãoLigação de átomo de CLigações estabelecidasExemplo4 simples4 σCH42 simples e 1 dupla3 σ e 1 πH2C = O1 simples e 1 tripla2 σ e 2 πH – C ≡ N2 duplas2 σ e 2 πO = C = O
CHONPS (ou apenas CHON) é um acrônimo mnemônico para os seis elementos químicos mais frequentes na composição dos seres vivos (ou os mais essenciais): Carbono (C), Hidrogênio (H), Oxigênio (O), Nitrogênio (N), Fósforo (P) e Enxofre (S). Estão também entre os mais abundantes do planeta.
Elementos organógenos ou organogênicos: são o Hidrogênio, Oxigênio, Nitrogênio, Enxofre e Fósforo, esses elementos são os mais comuns existentes em compostos orgânicos.
Todo ser vivo possui, em sua matéria, os seguintes elementos químicos: carbono (C), hidrogênio (H), oxigênio (O), nitrogênio (N), fósforo (P) e enxofre (S), que ao lado de outros elementos que aparecem em menor escala, formam substâncias complexas que constituem os seres vivos, denominados compostos orgânicos, como os ...
Os principais grupos de compostos que formam os seres vivos são os seguintes: proteínas (e as enzimas), carboidratos, lipídeos e vitaminas.
O carbono é o mais abundante, seguido e hidrogênio, nitrogênio, sódio, cálcio, potássio, fosforo, entre outros. O carbono é o principal constituinte de todas as biomoléculas, é a substância que está presente em maior abundancia nos corpos de todos os seres vivos, animais, plantas, fungos, bactérias e todos os outros.
O que são biomoléculas As biomoléculas precisam de seres vivos para desempenharem seu papel. Além do carbono, elas são compostas também por outros átomos, os principais são o oxigênio, nitrogênio, fósforo e enxofre. As biomoléculas mais importantes são os carboidratos, as proteínas e os lipídeos.