Congênito é a particularidade de algo que está presente desde o seu nascimento. Nos seres humanos, por exemplo, uma característica congênita é aquela que acompanha o indivíduo ao longo de toda a sua vida, surgindo no seu nascimento ou mesmo antes, durante a gestação no ventre de sua progenitora.
Os termos congênito e hereditário não são sinônimos. Uma característica é congênita quando está presente no indivíduo desde o nascimento, ou surge no primeiro mês de vida.
Doença congênita ou congénita é aquela que, independentemente da sua causa, já se apresenta por ocasião do nascimento, podendo ser detectada antes disso, isto é, durante o desenvolvimento embrionário, ou a qualquer tempo, após o nascimento.
Comeste do fruto da árvore que te ordenei que não comesses?". E Adão, na sua aflição, pensa em Eva — o seu amor, a sua parceira, a sua alma gêmea — e decide que a culpa foi dela. Pensa melhor e decide que Deus também é culpado. Começa a astúcia humana.
O que causa uma doença congênita? Em muitos casos os distúrbios congênitos não podem ser explicados por apenas uma causa específica. No entanto, alguns fatores genéticos e ambientais são conhecidos por serem responsáveis por estas alterações. Assim como a associação multifatorial entre causas genéticas e ambientais.
( b) Características congênitas ( ) características que são passadas de pais para filhos através dos genes. ( c ) Características adquiridas ( ) características genéticas, que são passadas de pais para filhos. ( d ) Características hereditárias ( ) obtidas por problemas nutricionais, hipertrofia por treino ou doenças.