Que compele ou é destinado a compelir. 2. Que não se consegue conter ou a que não se consegue resistir.
Em que há compulsão: 1 coativo, coercitivo, coercivo, constrangente, forçado, forçador, impositor, obrigante. Que é obsessivo: 2 maníaco, neurótico, obcecado, obsessivo, obstinado.
A compulsividade remete a aquelas pessoas que não conseguem se conter. Em termos práticos, a característica pode ser definida como a necessidade de falar e/ou agir sem planejamento prévio.
O transtorno da compulsão alimentar periódica é um transtorno alimentar caracterizado pelo consumo repetido de quantidades excepcionalmente grandes de alimentos (comer compulsivamente) acompanhado de um sentimento de perda de controle durante o episódio de compulsão alimentar.
Tipos de compulsão
A origem dos comportamentos compulsivos ainda não está totalmente esclarecida. Mas os estudos apontam para a combinação de vários fatores, entre eles, alterações nos níveis da serotonina (neurotransmissor ligado à sensação de bem-estar e satisfação), dificuldades de lidar com a frustração e de se proporcionar prazer.
A pessoa que sofre de comportamento compulsivo tem dificuldade para controlar os desejos. Por conta disso, age impulsivamente, sem se preocupar se isso trará consequências negativas para a vida dela.
Os sintomas do TOC envolvem alterações do comportamento (rituais ou compulsões, repetições, evitações), dos pensamentos (preocupações excessivas, dúvidas, pensamentos de conteúdo impróprio ou "ruim", obsessões) e das emoções (medo, desconforto, aflição, culpa, depressão).
A compulsão alimentar é considerada um distúrbio alimentar caracterizado pela ingestão exagerada de alimentos. Essa ingestão ocorre mesmo sem a presença de fome ou necessidade física do alimento. Em geral, a pessoa compulsiva perde o controle sobre o que está ingerindo e em qual quantidade.
O transtorno de comer compulsivo pode reduzir a capacidade respiratória da pessoa. Dessa forma, a diminuição do oxigênio pode aumentar os problemas cardíacos e, além disso, deixa o indivíduo sujeito a desenvolver terríveis condições respiratórias, como fibrose pulmonar, pneumonia e tosse crônica.