Mulher que tem por hábito lastimar-se. 3. Lamúria, choradeira.
Carpideira é uma profissional feminina cuja função consiste em chorar para um defunto alheio. ... É feito um acordo monetário entre a carpideira e os familiares do defunto, a carpideira chorava e mostrava seus prantos sem nenhum sentimento, grau de parentesco ou amizade.
Carpideiras: As carpideiras são mulheres contratadas para chorar, lamentar a morte em velórios. Se o falecido não tem familiar ou amigos que chorem por ele, elas são contratadas, e a renda chega a ser de mais de R$200,00 por velório. Muito comum em cidades de interior do Brasil.
substantivo feminino Mulher a quem se pagava para chorar nos funerais. [Brasil] Máquina agrícola para capinar, também chamada capinadeira.
O trabalho delas é bem simples: as carpideiras vão a todos os velórios locais, sem convite da família ou qualquer pagamento por seus serviços. Elas choram e cantam músicas de luto, muitas vezes escritas especialmente para a pessoa que morreu. ... Pergunto se elas podem cantar uma de suas músicas de velório.
Os " pranteadores " eram as pessoas contratadas para cantar e tocar nos funerais (ver Mateus 9:23),...
Esta palavra em blogues Os " pranteadores " eram as pessoas contratadas para cantar e tocar nos funerais (ver Mateus 9:23),...
carpideira A profissão de carpideira é tão antiga que é mencionada em mais de uma passagem da Bíblia – o propósito do serviço é, claro, amplificar a emoção dos velórios e também oferecer mais popularidade ao defunto.
Ofício exercido há mais de 4 mil anos em diversas culturas do mundo, trata-se de uma carreira majoritariamente feminina, cuja prática consiste em ser contratada para chorar em velórios e enterros alheios – sem qualquer ligação afetiva com a pessoa morta em questão, a carpideira vai às cerimônias para verter suas ...
No Brasil, a tradição de carpideiras espontâneas foi trazida pelos portugueses, junto com a colonização. A profissão existe há mais de 2 mil anos. Inicialmente, o pagamento não era feito em dinheiro, mas com bens dados pela família do defunto.