A natureza humana faz referência ao conjunto de traços diferentes — incluindo maneiras de pensar, sentir ou agir - que os seres humanos tendem a ter, independente da influência da cultura.
Para Platão, a natureza do homem está formada por um corpo perecível e uma alma eterna que pode alcançar o conhecimento. ... De acordo com a visão do Cristianismo, a natureza humana é uma criação de Deus, que nos criou para que possamos fazer parte Dele.
A filosofia da natureza humana também se chama de antropologia filosófica, envolve-se na pergunta o que é o ser humano? De acordo com o filósofo Tomás de Aquino natureza é a substância, o princípio do movimento, que tem um caráter disposicional, com tendência a união(ad unum), quando não existem obstáculos.
Para Maquiavel, a forma como a humanidade conduz assuntos políticos é reflexo de uma natureza humana violenta, cruel e traiçoeira. E o poder, mais do que qualquer outra coisa, expõe a verdadeira natureza do homem. ... Maquiavel aconselha o governante sobre como agir para manter-se no poder.
Primeiramente, natureza se localiza no latim como natūra, e associado a natus, como participativo do verbo nasci, por nascer. ... Por sua vez, humana se remete ao latim humānus, marcado pela raiz humus, que refere a terra, observando que o primeiro indivíduo foi, segundo a Bíblia, moldado em barro.
(Grécia, 427-347 a.C.) Para Platão, a essência do ser humano é sua ALMA. Ela é imortal e, portanto, preexistente ao corpo.
O Conhecimento do Homem A Sabedoria Humana é o quanto o homem pode saber sobre o próprio homem. Sócrates busca responder a questão de qual é o ser, a natureza última, a essência do homem. A essa pergunta Sócrates responde que o homem é a sua alma, e a alma do homem é a sua razão. A alma do homem é a sua consciência.