A pirita é um mineral que, por conta de seu brilho e aspecto dourado, foi popularmente chamado de "ouro de tolo" durante a corrida do ouro na Califórnia, ocorrida na década de 1940.
Raul Seixas Ouro de tolo/Compositores
A música "Ouro de Tolo" indica esse desejo que é conseguido, porém, nunca desfrutado. Curioso que isso acontece também com a pirita, mineral que inspirou o nome da canção de Raul Seixas.
Uma pesquisa da Universidade Curtin (Austrália) descobriu que pequenas quantidades de ouro podem ficar presas dentro da pirita, comumente conhecida como "ouro do tolo".
Se o que te preocupa é comprar o "Ouro de Tolo", saiba que existe um teste muito rápido que permite identificar se é ouro ou pirita: a passagem de corrente elétrica permite diferenciar as espécies, ouro conduz corrente elétrica e pirita não.
Pirita é uma pedra cujo significado está associado à prosperidade e pode ser utilizada no ambiente de trabalho e na decoração para melhorar o fluxo de energia do ambiente.
O ouro de Ofir é referido frequentemente como um ouro à parte, o que talvez se deva à expedição conjunta do Rei Salomão e do Rei Hiram (Tiro, Fenícia) que partiu do Mar Vermelho e trouxe 14 ou 15 toneladas de ouro de Ofir (1 Reis 9:26-28, 2 Crónicas 8:17-18).
A pirita é uma liga de estanho e enxofre que possui características parecidas com as do Ouro: a mesma cor e o mesmo brilho, e por esta razão foi apelidada de "Ouro dos Tolos". A passagem de corrente elétrica permite diferenciar as espécies, uma vez que ouro conduz corrente e pirita não.