A morte de Uncas justifica o título do livro: Uncas simbolizaria o "último dos moicanos", pois, na época em que foi escrito o livro, se acreditava que os moicanos estivessem em vias de extinção. Desde então, a expressão "o último dos moicanos" passou a significar o último de uma espécie rara e valiosa.
12 – O Último dos Moicanos O impressionante cenário custou cerca de US$ 6 milhões para ser construído e ocupava uma área de quase 15 mil metros quadrados às margens do Lake James, na Carolina do Norte.
Este grupo de americanos nativos era conhecido como índios florestas. Eles não viviam em tendas como outros índios, mas em estruturas mais resistentes chamadas malocas e wigwams. As mulheres ficavam em casa com as crianças e nas plantações. Os homens caçavam e às vezes guerreavam contra outros povos.
25 de setembro de 1992 (EUA) O Último dos Moicanos/Data de lançamento
Num único combate com Chingachgook, Magua é, rapidamente, derrotado e morto. No fim, durante um ritual fúnebre com Hawkeye e Cora, Chingachgook reza para o Grande Espírito em nome de Uncas, observando que ele é, agora, o último dos moicanos.