– "Preço final". Talvez você tenha se perguntado porque essa expressão é usada no âmbito financeiro. Pense bem: em uma folha de balanço patrimonial, por exemplo, a última linha não se refere ao saldo da empresa, ou seja, quanto ela teve de lucro? É por isso que bottom line pode ser traduzido também como "lucros".
O Triple Bottom Line é um conceito de gestão que preza pela sustentabilidade de forma ampla nas empresas. Mais do que preocupações ecológicas, é preciso ter uma atuação mais sólida em outros setores. ... Essa é a base de um conceito importante: o Triple Bottom Line.
Os três pilares do Triple Bottom Line
O tripé da sustentabilidade envolve três aspectos fundamentais da administração empresarial: Social, Ambiental e Financeiro. Os quais devem interagir harmonicamente a fim de garantir a integridade do planeta e da sociedade durante o desenvolvimento econômico-industrial.
O tripé da sustentabilidade, também chamado de triple bottom line, ou Social, Ambiental, Financeiro corresponde aos resultados de uma organização medidos em termos sociais, ambientais e econômicos. Social - Refere-se ao tratamento do capital humano de uma empresa ou sociedade.
Atualmente, essa ideia é dividida em três principais pilares: social, econômico e ambiental. Para se desenvolver de forma sustentável, uma empresa deve atuar de forma que esses três pilares coexistam e interajam entre si de forma plenamente harmoniosa.
Alguns anos depois (1994), John Elkington criou o Triple Bottom Line ou Tripé da Sustentabilidade. O método incorpora a visão ecológica nas empresas com base em três princípios: People (Pessoas), Planet (Planeta), Profit (Lucro), também conhecido como os 3Ps da Sustentabilidade.
Tripé da sustentabilidade