De acordo com os cálculos de James Ussher, este ano marca o início da Sétima Era do mundo, e seria exatamente o 4.000o ano desde a Criação (em 4 004 a.C.)
Ao se referir a datas históricas, muitas vezes usamos as abreviações a.C. e A.D. (ou d.C.) junto com o ano (por exemplo, 2012 A.D.). A.C. se refere a "Antes de Cristo", A.D. representa Anno Domini, que é "ano do Senhor" em latim (equivalente à d.C., "Depois de Cristo").
"O Evangelho de Mateus afirma que Jesus nasceu no tempo de Herodes, o Grande, que morreu em 4 A.C.", escreve David Ewing Duncan em seu livro Calendar: Humanity's Epic Struggle to Determine a True and Accurate Year. Portanto, o nascimento de Cristo deve ter ocorrido antes dessa data.
Este século marcou o auge da civilização grega clássica em todos os seus aspectos. Por volta do ano 400 a.C, a filosofia, arte, literatura e arquitetura gregas se espalharam por toda parte, com as numerosas colônias gregas independentes que surgiram nas terras do Mediterrâneo oriental.
"A Secretaria da Educação decidiu que vai usar essas siglas AEC (Antes da Era Comum) e EC (Era Comum), é o que conhecemos como d.C (depois de Cristo) e a.C (antes de Cristo).
A contagem se baseava na fundação da cidade italiana e foi instituída por Júlio César em 46 a.C. Desde essa época, ficou convencionado que o ano tinha 12 meses, com uma contagem similar à do calendário gregoriano, instituído na Idade Média e utilizado amplamente no Ocidente até hoje.
Todos nós sabemos que os anos começaram a ser contados a partir do nascimento de Cristo, dividindo a história da humanidade em antes de Cristo (a.C.) e depois de Cristo (d.C.). ... Por volta dos anos 600 d.C. cogitou-se considerar a data do nascimento de Cristo como o ano zero.
"Tanto Lucas quanto Mateus relatam que Jesus nasceu durante o reinado de Herodes, o que provavelmente situaria o nascimento entre os anos 6 e 4 a.C. (antes de Cristo)", diz. Segundo a tradição cristã, Maria teria dado à luz em Belém.