Essa palavra só existe pois a unidade de medida que representa a tensão é o Volt (V). A voltagem é a indicação do potencial de corrente que será necessário para funcionar um aparelho. ... O calibre dos fios que vão transportar a energia, por exemplo, são menores em uma tensão de 220V, do que em uma de 110V.
Deve-se ter muita atenção em relação à tensão elétrica (também chamada de voltagem) e à frequência para as quais cada equipamento elétrico é projetado para funcionar: 110V, 115V, 115-127V ou 220V no caso da tensão; 50 Hz ou 60 Hz no caso da frequência.
Tecnicamente, não há diferença nenhuma. Seja em 110 ou em 220, o desempenho dos aparelhos e o mesmo e os fabricantes escolhem a voltagem de acordo com a disponibilidade de cada local. Em países europeus, por exemplo, a maioria das tomadas é de 220V, enquanto no Brasil e Estados Unidos predominam 110V.
A frequência é representada pela letra f, e sua unidade de medida é o hertz (Hz), que equivale a quantidade de ciclos por segundo, assim se dizemos que uma onda vibra 60 Hz significa que ela oscila 60 vez por segundo.
Se você ligar essa mesma lâmpada no 220 V, a corrente vai ser de 1,36 amperes, ou seja, consideravelmente menor. Isso significa que você vai precisar de fios condutores mais grossos para usar essa lâmpada no 110 V e mais finos no 220 V.
A 220 volts. Geralmente, um "apagão" ocorre quando as casas solicitam um excesso de corrente elétrica à rede de distribuição. Ligar aparelhos em 220 volts é uma forma de evitar essa sobrecarga porque, quanto maior a tensão, menor é a corrente que os aparelhos elétricos usam para funcionar.
Deve ficar aparecendo a voltagem que está na tomada. Se a tomada é 220V, precisa aparecer 230V na fonte (115V escondido). Não recomendo estabilizador para qualquer coisa, ligue direto na tomada que é melhor, ou então, arrume um filtro de linha. Pode ligar direto sim.