Células diploides (2n) são aquelas que possuem dois conjuntos cromossômicos, ou seja, os cromossomos nessas células estão dispostos aos pares. Cada par possui cromossomos iguais (no que diz respeito ao tamanho e formato) e com os mesmos genes. Esses cromossomos iguais são chamados de homólogos.
Uma célula haploide possui apenas um conjunto de cromossomos (n), enquanto células diploides têm dois conjuntos de cromossomos (2n).
A fase diploide, ou diplofase, compreendida entre a fecundação e a meiose, inicia-se na célula que resulta da fecundação (ovo) e que possui 2n cromossomas. A fecundação e a meiose podem suceder em momentos diferentes do ciclo de vida, o que permite estabelecer diferentes tipos de meiose: .
No caso dos seres humanos, as nossas células haploides são nossos gametas que apresentam apenas um conjunto cromossômico, ou seja, 23 cromossomos. A importância de haver células haploides está no fato de que os gametas unem-se no momento da fecundação.
As células diploides possuem dois cromossomos (2n), já as células haploides apresentam um cromossomo (1n). O gameta masculino (espermatozoide) é um exemplo de célula haploide.
Seria uma unidade de medida, nomeada para simbolizar as ideias de Newton e reconhecer seu trabalho sobre a força exercida sobre um corpo.
Símbolos matemáticos+mais; positivoplus; positive≠diferente de; não igual ais not equal to; does not equalmaior queis greater than; is more than≤menor ou igualis less than or equal to
Tipos de ciclos de vida sexual: diplóide-dominante, haplóide-dominante e alternância de gerações.
No ciclo de vida dos fungos, apenas o zigoto é uma fase diploide; Meiose: essa etapa é de extrema importância, pois restabelece a forma haploide e origina esporos com maior variabilidade genética.