A corrente alternada de 120 volts é o padrão de transmissão elétrica nos Estados Unidos e na maior parte do Brasil. A tensão de 120V opera em 60 ciclos por segundo, sendo um ciclo por segundo denominado "Hertz". ...
Esse valor de 127V é o valor eficaz de tensão, existe uma variação natural quando tentamos medir uma tensão da rede alternada, as concessionárias estipulam uma variação máxima entre 116V e 133V, todos equipamentos fabricados no Brasil testado e aprovados pelo Inmetro suportam essa variação de tensão.
12 Respostas Eduardo, Boa noite! Os equipamentos são referenciados comumente de 110V, quando na verdade eles tem uma variação de tensão que eles suportam, onde se fala rede 110V, na verdade é 127V que a companhia fornece, se as tensões em questão forem 1V, pode ligar, agora se for 220V o cenário muda.
No seu caso onde se lê 100-240V, significa que podemos ligar o aparelho em qualquer tomada que tenha uma tensão (tb chamada voltagem) entre esses dois valores e o aparelhp irá funcionar sem qualquer problema.
Por que 127V? Esse valor de 127V é tido como o valor eficaz de tensão – por isso a mudança no padrão da tensão nominal, aposentando a tensão em 110V. ... Logo, todos os equipamentos fabricados no Brasil, após serem testados e aprovados pelo Inmetro, devem suportar essa variação de tensão.
Olha, essa diferença na tensão elétrica começou porque, quando as redes de energia de outros países começaram a chegar por aqui, cada empresa usava uma diferente. Assim, uma parte das cidades ficou com o 220V e outras com 110V, que hoje, depois de algumas modificações, vale 127V.
Portanto, não é recomendado ligar um aparelho 110V diretamente em uma tomada de 220V. Se por algum motivo você utilizar aparelhos 110V em algum lugar no qual a instalação elétrica é para 220V, a única forma de se fazer esta ligação é por meio de um transformador.
Se você ligar um aparelho 127V numa tomada 220V, ele vai queimar porque entrou em contato com uma tensão muito maior do que suporta! ... O certo é usar sempre a voltagem indicada!