Significado de Decreto substantivo masculino Ordem, decisão ou determinação legal, emitida por uma autoridade superior, pelo chefe de Estado, por uma instituição, civil ou militar, laica ou religiosa. ... Etimologia (origem da palavra decreto). Do latim decretum. i.
Recebe o nome de decreto o ato administrativo da competência exclusiva do Chefe do Executivo, utilizados para tratar de situações gerais ou individuais, abstratamente previstas, de modo expresso ou implícito na lei. A definição não se aplica, porém, aos decretos autônomos.
1 prescrição. 2 vontade, intenção. 3 desígnio, determinação, edito, lei, ordem, provisão.
verbo transitivo direto, bitransitivo e intransitivo Determinar algo; decidir: declarar medidas de segurança; decretar uma lei com autoridade; seu trabalho era decretar. ... Decreto + ar.
Reconhece o estado de calamidade pública, decorrente da pandemia do COVID-19, que atinge o Estado de São Paulo, e dá providências correlatas.
Por mais que, pelo senso comum, as pessoas pensem o contrário, lei e decreto não são a mesma coisa, são atos normativos distintos, com força e funções diferentes. ... A lei, por sua vez, é superior ao decreto, que não pode contrariá-la, sob pena de ser ilegal e não ter validade.
Um decreto é usualmente utilizado pelo chefe do poder executivo para fazer nomeações e regulamentações de leis (como para lhes dar cumprimento efetivo, por exemplo), entre outras coisas.
Definimos poder de decreto como a autoridade do executivo de estabelecer lei no lugar do legislativo. ... O decreto não se refere, portanto, a ações executivas que regulamentam e administram leis estabelecidas pela assembléia.
5 sinônimos de decerto para 1 sentido da palavra decerto: Advérbio de afirmação: 1 com certeza, certamente, por certo, sem dúvida, certo.