De acordo com a mãe, a doença dos bebês estava relacionada com a música "Fli, Flai, Flu". Flu em diversos idiomas significa gripe e a tradução da música seria "voa mosca da gripe pelo ar e entre pelas narinas o tumulo esta a vista".
Tuma é um nome dado a covas, onde há caveiras. Catumba é um apelido que amigos de Faraó egípcio o deram e em homenagem a isso surgiu tumbalacatumba: a cova de Catumba. tumbalacatumba!
Tumbalalá é um povo indígena originário do antigo Aldeamento do Pambu, no sertão de Rodelas, Bahia. Seu território, hoje compreende terras entre os municípios de Abaré e Curaçá, às margens do Rio São Francisco, no Estado da Bahia. Historicamente são relacionados aos povos Kariri e Procás.
Quando o relógio bate as doze, todas as caveiras voltam pra tumba; Tumbalacatumba tumba ta , tumbalacatumba tumba ta.... Sabe de quem é a composição?
Coloque a música "Tumbalacatumba" para tocar e peça para as crianças dançarem livremente ao som da música. Dance com elas. Pare (de repente) a música, e aponte uma criança, essa criança deverá mostrar sua escultura de caveira para a turma e todas as outras crianças deverão imitar a pose da escultura de caveira.
Embora não fosse de origem jê nem tupi, filiação da maioria das línguas ameríndias faladas no Nordeste, o cariri era uma língua corrente em uma extensa área no interior desta região e estava dividida em quatro dialetos dos quais dois, o dzubukuá e o kipea, eram falados no sertão do São Francisco, enquanto os dialetos ...
O mesmo que: exprimira, comunicara, implorara, suplicara, rezara, conversara, discursara, falara.